Avançar para o conteúdo

Lisboa Para Pessoas: projecto de jornalismo local consegue maior crowdfunding de sempre

A campanha de financiamento colectivo excedeu a meta de 10 mil euros que tinha sido estabelecida e garante ao Lisboa Para Pessoas uma base de sustentabilidade até ao final do presente ano.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

O órgão de comunicação social Lisboa Para Pessoas encerrou, no final de Abril, a maior campanha de crowdfunding alguma vez lançada para um projecto de jornalismo local em Lisboa. A campanha de financiamento colectivo excedeu a meta de 10 mil euros que tinha sido estabelecida e garante ao Lisboa Para Pessoas uma base de sustentabilidade até ao final do presente ano.

Lançado em Fevereiro de 2021, o Lisboa Para Pessoas é uma publicação local, de base jornalística, que surgiu para ajudar numa cidade mais informada e participada. Centrando-se nas temáticas da mobilidade, sustentabilidade e espaço público, o Lisboa Para Pessoas é um ponto de encontro de Histórias pertinentes e críticas sobre a cidade, de Guias úteis para quem quer viver Lisboa de outra forma, de uma Biblioteca de dados e documentação que deveriam estar mais acessíveis, e da maior Comunidade digital da cidade.

O crowdfunding surgiu ao final de um ano de trabalho, já com provas dadas, e com o intuito de assegurar o Lisboa Para Pessoas durante mais 10 meses, entre Março e Dezembro de 2022. A campanha de angariação de fundos superou o objectivo inicial de 10 mil euros que tinha sido proposto, tornando-se num caso de sucesso sem paralelo a nível local e também no panorama mediático português. Mais de 15 mil visualizações nas páginas do crowdfunding resultaram em 263 apoiantes e em 11 110 euros angariados.

Imagem de Lisboa Para Pessoas

“Quando me propus a construir e a lançar o Lisboa Para Pessoas em 2021, sabia que tinha de investir muito do meu tempo neste projecto. Entregar-me à cidade, aos seus encantos e aos seus problemas. Um ano depois, com provas dadas, achei que era tempo de colocar uma questão a todas as pessoas que se foram juntando como leitores e seguidores: o Lisboa Para Pessoas é importante para a cidade? Se sim, vamos financiá-lo em conjunto”, comenta Mário Rui André, jornalista e fundador do Lisboa Para Pessoas. “O sucesso da campanha de crowdfunding garante o meu compromisso de fazer o trabalho que tenho feito, agora com responsabilidade acrescida.”

Nascido do zero e fruto de um investimento pessoal, o Lisboa Para Pessoas fica com este crowdfunding garantido até ao final deste 2022. Durante os próximos meses, o projecto vai estar focado em chegar a outras formas de financiamento que permitam prolongar o tempo de vida deste projecto.