Avançar para o conteúdo

Shifter promove curso online sobre jornalismo alternativo

Em parceria com a Academia Gerador, o Shifter organizou um curso online, de 25 horas, no qual vai disponibilizar tudo o que sabe sobre como criar um órgão de comunicação social alternativo e disruptivo: lições, ferramentas e processos.

Imagem de Gerador

Como fazer a tua/sua voz ser ouvida no panorama mediático português: da escrita de artigos à concepção estratégica de um meio de comunicação social, passando pelas questões técnicas e legais mais importantes? Em parceria com a Academia Gerador, o Shifter está a organizar um curso online de 25 horas, no qual irá disponibilizar o que aprendeu ao longo de mais de oito anos a inovar no panorama de média português.

Com este curso – que será coordenado pelo director e editor do Shifter, João Gabriel Ribeiro –, pretendemos que os alunos ganhem uma perspectiva aprofundada e prática do panorama mediático português e das idiossincrasias do dia-a-dia de redacção de um projecto de jornalismo alternativo como o Shifter.

A partir de mais de oito anos de experiência prática, partilharemos, ao longo do curso lições, ferramentas, processos e práticas indispensáveis ao jornalismo alternativo e/ou à criação de um órgão de comunicação social inovador. O curso terá nove aulas, entre Abril e Junho, e um custo aproximado de 24 €/aula.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

Objectivos do curso

  • Enquadrar teoricamente o que é jornalismo alternativo;
  • Desenvolver sensibilidade e pensamento editorial;
  • Explorar técnicas de recolha de informação e de redação de texto;
  • Desenvolver literacia sobre contingências dos media digitais e alternativos;
  • Desenvolver sensibilidade para a componente audiovisual do jornalismo alternativo.

Mapa de aulas

Aula 1 | O que é o jornalismo alternativo?

  • Breve história do jornalismo;
  • O momento actual do jornalismo;
  • O que é mainstream vs alternativo;
  • Formas de Jornalismo Alternativo (comunitário, investigação, …).

Aula 2 | Os desafios do jornalismo alternativo

  • Caracterização global dos média;
  • Casos de sucesso em Portugal e no mundo;
  • Inovação vs Regulação;
  • Jornalismo cidadão ou amador.

Aula 3 | Da ideia à editoria: perceber o propósito e o público

  • Why? Porquê criar um média?
  • Missão, visão, objectivos, propósitos a definir;
  • Definição do público;
  • Formatos de conteúdos e abordagens ao jornalismo.

Aula 4 | Da ideia à editoria: criar uma estratégia editorial

  • Processos de gestão editorial;
  • Importância da Edição;
  • Editoria enquanto produto da marca.

Aula 5 | Do plano à prática: estruturação de trabalhos jornalísticos e recolha de informação

  • Tipologias de conteúdo;
  • Métodos directos e indirectos de recolha de informação;
  • Novas fontes de informação;
  • OSINT – o que é?

Aula 6 | Do plano à prática: técnicas de redação de texto e edição de texto

  • Princípios da escrita jornalística e os vários formatos;
  • Storytelling – como abordar a história e a adaptar ao meio;
  • Narrativas não escritas.

Aula 7 | Da publicação ao público: Ilustração e Novos Formatos

Desenvolvimento de um exercício em conjunto, de uma publicação que pudesse ler levada ao público.

Aula 8 | Da publicação ao público: redes sociais, novos meios e monetização

  • Criámos a ideia: como lhe damos pernas para andar?
  • Questões legais: direitos de autor, sindicância e traduções.

Aula 9 | Apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso

Cada aluno apresentará em 15 minutos o trabalho desenvolvido.

Funcionamento do curso

  • Videoconferência (gravação para consulta a pedido do aluno);
  • Material necessário: apenas um computador para assistir às aulas online;
  • Horário: quintas, das 19h00 às 21h30;
  • Dias: 14, 21 e 28 de Abril; 5, 12, 19 e 26 de Maio; 9 e 16 de Junho.

Avaliação do curso

  • Participação | Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proactividade. Vale 20% da nota final;
  • Criatividade | Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final;
  • Exercícios Propostos | Qualidade técnica dos desafios intermédios propostos. Vale 30% da nota final. Aqui estão incluídos o Exercício editorial, o Exercício de recolha e estrutura de artigo e o Exercício de ilustração – cada um vale 10%;
  • Projeto final | Qualidade do trabalho final apresentado (criatividade e finalização do projeto). Vale 30% da nota final.

Inscrição e pagamento

A inscrição no curso pode ser feita no site da Academia Gerador. As nove aulas têm um custo aproximado de 24 €/aula, sendo o custo total de 215 €. Os Sócios Gerador têm um desconto fixo de 15 €.