Em parceria com a Academia Gerador, o Shifter organizou um curso online, de 25 horas, no qual vai disponibilizar tudo o que sabe sobre como criar um órgão de comunicação social alternativo e disruptivo: lições, ferramentas e processos.
A partir de mais de oito anos de experiência prática, partilharemos, ao longo do curso lições, ferramentas, processos e práticas indispensáveis ao jornalismo alternativo e/ou à criação de um órgão de comunicação social inovador. O curso terá nove aulas, entre Abril e Junho, e um custo aproximado de 24 €/aula.
As inscrições podem ser realizadas aqui.
Objectivos do curso
- Enquadrar teoricamente o que é jornalismo alternativo;
- Desenvolver sensibilidade e pensamento editorial;
- Explorar técnicas de recolha de informação e de redação de texto;
- Desenvolver literacia sobre contingências dos media digitais e alternativos;
- Desenvolver sensibilidade para a componente audiovisual do jornalismo alternativo.
Mapa de aulas
Aula 1 | O que é o jornalismo alternativo?
- Breve história do jornalismo;
- O momento actual do jornalismo;
- O que é mainstream vs alternativo;
- Formas de Jornalismo Alternativo (comunitário, investigação, …).
Aula 2 | Os desafios do jornalismo alternativo
- Caracterização global dos média;
- Casos de sucesso em Portugal e no mundo;
- Inovação vs Regulação;
- Jornalismo cidadão ou amador.
Aula 3 | Da ideia à editoria: perceber o propósito e o público
- Why? Porquê criar um média?
- Missão, visão, objectivos, propósitos a definir;
- Definição do público;
- Formatos de conteúdos e abordagens ao jornalismo.
Aula 4 | Da ideia à editoria: criar uma estratégia editorial
- Processos de gestão editorial;
- Importância da Edição;
- Editoria enquanto produto da marca.
Aula 5 | Do plano à prática: estruturação de trabalhos jornalísticos e recolha de informação
- Tipologias de conteúdo;
- Métodos directos e indirectos de recolha de informação;
- Novas fontes de informação;
- OSINT – o que é?
Aula 6 | Do plano à prática: técnicas de redação de texto e edição de texto
- Princípios da escrita jornalística e os vários formatos;
- Storytelling – como abordar a história e a adaptar ao meio;
- Narrativas não escritas.
Aula 7 | Da publicação ao público: Ilustração e Novos Formatos
Desenvolvimento de um exercício em conjunto, de uma publicação que pudesse ler levada ao público.
Aula 8 | Da publicação ao público: redes sociais, novos meios e monetização
- Criámos a ideia: como lhe damos pernas para andar?
- Questões legais: direitos de autor, sindicância e traduções.
Aula 9 | Apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso
Cada aluno apresentará em 15 minutos o trabalho desenvolvido.
Funcionamento do curso
- Videoconferência (gravação para consulta a pedido do aluno);
- Material necessário: apenas um computador para assistir às aulas online;
- Horário: quintas, das 19h00 às 21h30;
- Dias: 14, 21 e 28 de Abril; 5, 12, 19 e 26 de Maio; 9 e 16 de Junho.
Avaliação do curso
- Participação | Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proactividade. Vale 20% da nota final;
- Criatividade | Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final;
- Exercícios Propostos | Qualidade técnica dos desafios intermédios propostos. Vale 30% da nota final. Aqui estão incluídos o Exercício editorial, o Exercício de recolha e estrutura de artigo e o Exercício de ilustração – cada um vale 10%;
- Projeto final | Qualidade do trabalho final apresentado (criatividade e finalização do projeto). Vale 30% da nota final.
Inscrição e pagamento
A inscrição no curso pode ser feita no site da Academia Gerador. As nove aulas têm um custo aproximado de 24 €/aula, sendo o custo total de 215 €. Os Sócios Gerador têm um desconto fixo de 15 €.